quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resenha - O Último Olimpiano

Boa tarde gente! Desta vez estou aqui para fazer uma resenha a respeito do livro O ultimo olimpiano 5º livro da série Percy Jackson e os olimpianos. Antes de começar, gostaria de dizer á vocês que como o livro é o ultimo da série e revela muitos segredos que não foram revelados nos outros livros, não vou aprofundar tanto no enredo, apenas o suficiente para deixar vocês um pouco curiosos. 


Título do Livro: O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 384
Gênero: Aventura
Nota: 10/10

Sinopse


Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.


Boa tarde gente! Desta vez estou aqui para fazer uma resenha a respeito do livro O ultimo olimpiano 5º livro da série Percy Jackson e os olimpianos. Antes de começar, gostaria de dizer á vocês que como o livro é o ultimo da série e revela muitos segredos que não foram revelados nos outros livros, não vou aprofundar tanto no enredo, apenas o suficiente para deixar vocês um pouco curiosos. 


Resenha


"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar"

É com essa profecia que toda a aventura do livro se inicia. Apesar de ser extremamente misteriosa, essa previsão do oráculo resume completamente a situação de Manhattan durante a terrível batalha entre o bem e o mal, e o final que a mesma viria a ter. 
Após afundar o navio princesa andrômeda com a ajuda de Beckendorff _semideus do chalé de Hefesto_ Percy desmaia no mar por causa da explosão, e acaba por se refugiar no palácio de seu pai, Poseidon. O palácio localizado nas profundezas do mar, viria a ser um bom lugar para Percy se esconder, se naquele exato momento uma batalha entre o Titã Oceano e Poseidon não estivesse sendo travada.
Após se "recuperar", Percy vai com Nico até a casa da mãe de Luke para tentar extrair dela, informações que poderiam lhes ajudar a entender mais o passado de Luke, e quais motivos que fizeram com que ele tomasse a terrível decisão de seguir o caminho do mal. Toda essa investigação culmina no mergulho de Percy no rio Estige, assim como Luke fez antes de abrigar o Titã Cronos em seu corpo. 
Tendo o conhecimento de que o gigante Tifão está se deslocando em direção ao Empire State (Sede do Olimpo) a maioria dos deuses se une para tentar combatê-lo, o que já aconteceu em uma batalha passada. Ao mesmo tempo, o acampamento meio-sangue e alguns aliados, se mobilizam para lutar contra o exército de Cronos e tentar impedir que eles destruam o Olimpo. Porém o que não era para acontecer, acontece: Cronos e Ethan Nakamura conseguem chegar a sala do trono. A vitória estava em suas mãos, porém o inesperado acontece, e o arrependimento toma conta de uma pessoa que no fundo, tem um coração maior do que o seu desejo por vingança, levando-o a tomar uma decisão que como diz a profecia, seus dias vai encerrar, e dependendo dessa escolha, o olimpo preservar ou arrasar.
Eu queria muito mesmo falar para vocês quem toma essa importante decisão, qual é a lâmina maldita e qual o desfecho da história, mas a graça da leitura é realmente essa, se identificar com um tema, conhecer o enredo, e ler o livro em busca de respostas, portanto se eu contar á vocês a graça some completamente.

Crítica

Eu sinceramente gostei muito muito muito do livro, do começo ao fim! Cada capítulo, cada luta, cada revelação, cada pó de monstro morto (rs) valeu muito apena! Primeiramente porque o Rick Riordan conseguiu fechar a série com chave de ouro, em segundo porque ele superou minhas expectativas, o desfecho foi totalmente diferente do que eu imaginei que seria, porém ainda assim muito bom mesmo, melhor até do que eu pensei.
Como já li o livro a 3 semanas, não estou com tantas saudades, mas no começo eu fiquei me fazendo perguntas do tipo: "Será que as minhas próximas leituras serão tão boas como essa?", "Será que meu dinheiro vai ser bem investido em outras séries". Sério, antes de comprar Crescendo e Sussurro da serie Hush Hush eu pensei muito, procurei saber a respeito, li algumas resenhas, tudo para garantir que seria tão bom quanto O ultimo olimpiano e o restante da série, o tio Rick realmente está super de parabéns, a história fluiu muito bem e tudo o que ainda não havia sido informado nos outros livros foi informado nesse, emendando tudinho.

                                                                                                                                                    

Agora vou aguardar meu primeiro livro da segunda série do tio rick  (Os heróis do olimpo) chegar para ver se descubro o que aconteceu com o Percy depois da luta contra Cronos. Estou muito ansioso para ler, e fica a dica pra quem já leu e quer matar a saudade...



5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas pelo o que você escreveu, parece muito interessante! Tenho preferência por romances, mas sempre é bom ler alguma coisa diferente para não cair na rotina... rs.
    Parabéns pela resenha!

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vale muito á pena ler o livro, concerteza.
    Eu gosto mais de livros de aventura ou ficção, por isso gostei tanto da série. Outro fator importante foi o fato de o Rick Riordan saber bastante sobre o tema, criando um enredo super divertido e envolvente.
    Se ainda não leu, leia, concerteza valerá muuuuuuuuito á pena.
    Bjs e volte sempre...

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Muito bom o blog, parabéns!
    Já li toda essa série, é muitoo boa msm. Eu já gostava de mitologia grega, mas o Rick Riordan vez crescer ainda mais minha paixão por esses seres surpreendentes \0/
    Abraços
    Thales

    ResponderExcluir
  4. ADORO essa série..
    Acabei de ler o primeiro livro e já quero continuar..

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Terminei de ler hoje!! MUITO MUITO foda! E como você disse, realmente superou todas nossas expectativas! Eu achei que o final iria ser até previsível, mas depois da leitura desse livro fiquei tipo: "Nossa, não acredito que isso aconteceu". Concordo totalmente com você, esse livro é tipo hã muito foda (eu já disse isso? haha).

    Beijoos, vou ler o Herói Perdido que está na minha estante HOHO

    www.legivelmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir