quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curiosidade: Capas parecidas, livros diferentes

Oi gente, primeiramente quero me desculpar por não ter feito nenhum post para vocês esses dias, o motivo está aqui para quem quiser ver. Peço mil desculpas mesmo, estava morrendo de saudade de todos vocês, dos comentários super carinhosos que vocês publicam e de todo esse clima literário...
É claro que eu poderia ter "sapecado" uma novidade ou uma resenha, mas eu acho que não adiantaria nada fazer uma coisa sem qualidade, pois além de fugir dos nossos princípios, acabaria prejudicando o conteúdo do blog.
Então chega de lenga-lenga e vamos quebrar esse tédio, limpar as teias de aranha que estão começando a aparecer aqui (rs) e vamos ao que interessa!.

O post de hoje é uma curiosidade, que eu observei no blog Caindo de boca, e que por sinal eu achei super interessante, trata-se de livros muitas vezes conhecidos, cujas capas foram usadas em outros livros, veja abaixo alguns exemplos:
LIVRO A PROMESSA DE BRUNONIA BARRY

O interessante como eu disse, é que a capa foi usada diversas outras vezes, em livros que nem sequer são da mesma autora. Curioso não?
LIVRO PARA SEMPRE DE ALYSON NOËL

Aqui está o exemplo de um livro mais popular, que teve sua capa usada em outra obra, nesse caso temos o livro "Para sempre" (Evermore em inglês) que teve sua capa utilizada em "North of Beautiful". As únicas diferenças entre elas é a tulipa e a coloração, a foto em si é idêntica!.

Para vocês verem que não é raridade ou que eu estou inventando essa lorota para dar IBOPE haha, olhem só mais uns exemplos:





Até então eu não sabia que poderiam existir capas iguais em livros diferentes, eu achava que rolava aquela chateação de direitos autorais e tal. O legal de ver é que a partir de uma imagem, outras foram criadas através de edições! Muito legal não é?.
Outra coisa boa é que ao reaproveitar a imagem de outro livro, não é gasto tanto dinheiro quanto nas capas "originais" nas quais é preciso contratar modelos, fotógrafos, deslocar-se até o cenário ideal e tudo mais.

Adorei essa novidade, vou tentar mostrar mais vezes coisas desse tipo, pois realmente é bastante curioso.

Se você gostou também, não deixe de comentar!

Beijão e até a próxima.


5 comentários:

  1. Realmente curioso! Acho que nunca tinha visto isso.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, eu também nunca tinha visto isso, o ruim é que eu posso acabar comprando um livro achando que é outro kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que podia isso?
    Como vc disse pensei que tive direitos autorias e coisas do tipo (=

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  4. Nossa que post interessante!!
    E, como disse um comentário aí em cima, pode isto? oO
    Enfim, de qualquer maneira, as capas são lindas!!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse post, adorei seu blog, seguindo! Só faltou falar dos livros do Nicholas Sparks, que tem todas as capas iguais, chega a doer...

    http://minha-vida-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir